segunda-feira, 1 de agosto de 2011

PROJETO "NAVEGANDO NA ARCA DE NOÉ"

TEMA
·        Animais

ÁREAS DO CONHECIMENTO
·         Linguagem Oral e Linguagem Escrita
·        Conhecimento Lógico Matemático
·        Natureza e Sociedade
·         Artes Visuais
·        Psicomotricidade
DURAÇÃO
·        2° semestre (agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.
TEMAS TRANSVERSAIS
·        Ética, Cidadania, Meio Ambiente, Natureza.
TURMA
·         Pré - 1
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo. Partindo do contexto que será assunto culminante para o desenvolvimento do projeto: o passeio ao Bosque Jacarandá.
Serão trabalhados os animais que forem do interesse do grupo, que se destacaram no passeio ao Bosque.
A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.
Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo.
Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos predominantes.

JUSTIFICATIVA
O projeto “Navegando  na Arca de Noé”, foi elaborado com o intuito de estimular o aprendizado das crianças de uma maneira criativa, tornando o conhecimento interessante, rico para as crianças.
O tema “animais” é bastante interessante para as crianças das faixas etárias que estão envolvidas no projeto, por se tratar de um assunto que já faz parte do cotidiano infantil, presentes em desenhos, filmes, etc.
Como eixo central fora escolhido o conto bíblico “A Arca de Noé”, por tratar de uma história que apresenta várias espécies de animais, além de abordar assuntos como: ética, moral, cidadania, meio ambiente. Hoje tão esquecidos pela sociedade.
O projeto terá como conteúdo principal “Natureza e Sociedade”, especificamente Ciências Naturais, mas será desenvolvidas diversas atividades relacionadas as demais áreas do conhecimento: Linguagem Oral e Linguagem Escrita, Conhecimento Lógico Matemático, Natureza e Sociedade (Geografia, História e Ciências Naturais), Artes Visuais e Psicomotricidade, além dos temas transversais já citados anteriormente. Assim o projeto passará por todas as áreas do conhecimento, interdisciplinando os conteúdos, tornando o aprendizado rico e produtivo.
O público alvo do projeto será a sala: Pré 1, o assunto será abordado na sala de acordo com o nível de interesse dos alunos.
Enfim o projeto vem para auxiliar as crianças a desenvolverem seu aprendizado em todas as áreas do conhecimento de uma maneira diferenciada, apropriada ao nível das crianças. De uma forma lúdica desenvolverá o potencial cognitivo das crianças, levando ao conhecimento real, para toda a sua vida. Além de despertar a conscientização para a preservação do meio ambiente e os cuidados para não maltratar os animais, prevenindo a extinção dos mesmos.
Este projeto poderá ser modificado no decorrer do seu desenvolvimento, de acordo com as necessidades apresentadas.

OBJETIVOS GERAIS
·        Conscientizar as crianças a preservação do meio ambiente, assim como, o cuidado com os animais;
·        Conhecer algumas espécies de animais (tipo de locomoção, hábitat, cobertura do corpo, utilidade para a vida humana);
·        Integrar o tema “animais” as demais áreas do conhecimento, facilitando o processo de ensino aprendizagem;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·        Introduzir a crianças no mundo da escrita, compreendendo o alfabeto como representação dos fonemas da língua, e facilitar seu desempenho no processo de alfabetização;
·        Estimular a produção artística da criança por meio de práticas que a coloquem em interação com a capacidade criativa de tudo ser humano;
·        Desenvolver na criança o conjunto de habilidades que englobam o domínio do esquema corporal, da lateralidade, da coordenação viso motor e da relação espaço-temporal, mas também o desenvolvimento das percepções;
·        Estimular a prática da expressão oral como um dos recursos mais importantes que dispõe para a capacidade de comunicação verbal;
·        Desenvolver a percepção viso motora e a discriminação auditiva e visual, assim como a linguagem oral;
·        Reconhecer o traçado correto de algumas letras pertencentes ao nome de alguns animais estudados durante o desenvolvimento do projeto;
·        Priorizar o desenvolvimento de estruturas do pensamento lógico-matemático, com base na vivência da criança;
·         Criar condições para a criança compreender o mundo que vive e perceber a utilidade da matemática em seu cotidiano;
·        Desenvolver trabalhos e experiências por meio dos quais ocorra a interação da criança com o meio natural e social.
·         Comparar os diversos tipos de animais através de observações;
·         Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
·         Identificar e classificar animais segundo sua cobertura do corpo, locomoção, hábitat, etc.

PROCEDIMENTO

·           Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
·           Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;
·           Classificar animais;
·           Desenvolver atividades lúdicas;
·           Desenvolver atividades matemáticas;
·           Desenvolver atividades de linguagem oral e linguagem escrita;
·           Montagem de jogos, tabelas e gráficos;

·           Comparar pesos e medidas;
·           Formular questões pertinentes que apontem características de determinação de cada animal;
·           Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras criativas;
·           Associar nomes, letras;
·           Contar história ao grupo utilizando gravuras de animais;
·           Visita ao bosque.

ATITUDES
  • Preocupar-se com a preservação da natureza;
  • Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;
  • Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
  • Classificar diferentes animais pelas suas características (Diferenças e semelhanças);
  • Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
  • Organizar- se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada animal;
  • Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
  • Identificar como vivem os animais.
CONTEÚDOS RELACIONADOS AO PROJETO

PRÉ 1

LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA
·         Nomes (início a formação do próprio nome)
·         Letras iniciais de várias nomenclaturas
·         Reescrita coletiva (textos, filmes, histórias)
·         Escrita espontânea 
·         Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas
·         Observação e manuseio de livros 
·         Histórias
·         Situações do cotidiano que envolva leitura e escrita;
CONHECIMENTO LÓGICO MATEMÁTICO
  • Cores
  • Formas geométricas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo)
  • Quantidade
  • Tamanho
  • Altura e comprimento
  • Espessura e largura
  • Conjunto
  • Numerais associados a quantidade 

NATUREZA E SOCIEDADE
·         Moradia (habitat)
·         Órgãos do sentido
·         Alimentação
·         Conservação
·         A proteção da fauna
·         Animais em extinção
·         Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
·         Locomoção dos animais
·         Origem dos animais
·         Metamorfose
ARTES VISUAIS

·         Pintura
·         Colagem e recorte
·         Desenhos livres ou dirigidos
·         Releitura de obras de artes

PSICOMOTRICIDADE
·         Coordenação motora grossa e fina.


CONTEÚDOS

·         Linguagem oral
·         Linguagem escrita
·         Percepção visual
·         Percepção auditiva
·         Noção de grandeza
·         Noção de quantidade
·         Discriminação visual
·         Coordenação motora global
·         Hábitat dos animais
·         Tipo de locomoção dos animais
·         Classificação dos animais
·         Apreciação artística
ATIVIDADES
·      Hora do conto: “A Arca de Noé”, utilizando o Flanelógromo;
·      Dinâmicas de grupo;
·      Jogo de encaixe;
·      Pesquisas;
·      Quebra - cabeça;
·      Atividades de matemáticas;
·      Livros de cantigas de rodas;
·      Seqüência Lógica;
·      Dramatização
·      Desenhos dirigidos ou espontâneos;
·      Recorte e colagem
·      Caça aos animais
·      Conhecendo os habitat dos animais;
·      Pintura;
·      Jogos diversos: senhor caçador, coloque a calda no burro, coelhinho sai da toca.
·      Alinhavo;
·      Dedoches;
·      Trabalho com sucatas
·      Escrita espontânea;
·      Passeio ao bosque Jacarandá;
·      Visita aos animais da horta;
·      Dia do animal;
·      Origami;
·      Massa de modelar
·      Festa fantasia;
·      Tangran;

RECURSOS DIDÁTICOS

·         Livros didáticos e para didáticos;
·         Flanelógrmo
·         CDs/ som
·         Televisão/filmes
·         Sucatas
·         Papéis diversos
·         Internet/computador
·         Folhas xerocadas
·         Tintas e pincéis
·         Lápis coloridos e giz de cera
·         Máquina fotográfica
·         Revista/ jornais
·         Livros de literatura infantil
·         Cola
·         Tesoura
·         Fichas, figuras
EVENTOS RELACIONADOS AO PROJETO

·         Passeio ao bosque do Jacarandá

CULMINÂNCIA

·         Dramatização da história desenvolvida durante a realização do projeto “A Arca de Noé”;
·         Festa a Fantasia;
·         Exposição dos trabalhos confeccionados pelas crianças durante o projeto;

AVALIAÇÃO DO PROJETO

Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.
Considera- se alguns instrumentos de avaliação:

·         Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo.

5 comentários: