TEMA
· FOLCLORE
ÁREAS DO CONHECIMENTO
· LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA
· CONHECIMENTO LÓGICO MATEMÁTICO
· ARTES VISUAIS
· PSICOMOTRICIDADE
DURAÇÃO
· 22 DE AGOSTO A 26 DE AGOSTO DE 2011
TURMA
· PRÉ-1
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
O PROJETO POSSIBILITA QUE OS ALUNOS REALIZEM UM TRABALHO COLETIVO, ONDE HAJA O ENVOLVIMENTO DE TODOS, ESTIMULANDO A INTEGRAÇÃO, E A PESQUISA EM VÁRIAS FONTES TAIS COMO LIVROS, REVISTAS, JORNAIS E ATÉ MESMO O SABER QUE É PASSADO DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO, COMO AS RECEITAS, AS SIMPATIAS, AS TRADIÇÕES. POIS, TODO O PAIS, TODA A CIDADE, TODO O BAIRRO E TODA A FAMÍLIA TEM SEU FOLCLORE E SE MANTÊM RICAS E ENCANTAM ATÉ HOJE AS CRIANÇAS E OS ADULTOS. POR ISSO, DISCUTIR EM SALA DE AULA, QUEM SÃO E O QUE REPRESENTAM OS MAIS IMPORTANTES PERSONAGENS DAS LENDAS BRASILEIRAS, ASSIM COMO MÚSICAS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS, RECEITAS, ETC., ESTIMULA A CURIOSIDADE DOS ALUNOS E RESTABELECE AS TRADIÇÕES ORAIS.
JUSTIFICATIVA
ESSA GRANDIOSA FESTA CULTURAL TEM POR NOME “FOLKLORE”, E FOI ASSIM BATIZADA PELO ARQUEÓLOGO INGLÊS WILLIAN JOHN THOMAS, EM CARTA PUBLICADA NA REVISTA THE ATHENEUM, NA EDIÇÃO DE 22 DE AGOSTO DE 1846. NESSE TEXTO, THOMAS INTERPRETA O TERMO COMO SABER POPULAR. NO BRASIL, EM 1965, POR DECRETO DO ENTÃO PRESIDENTE HUMBERDE ALENCAR CASTELO BRANCO, O 22 DE AGOSTO FOI ESCOLHIDO PARA ESSA COMEMORAÇÃO EM HOMENAGEM À DATA DE PUBLICAÇÃO DA CARTA DE JOHN THOMAS. O FOLCLORE BRASILEIRO É CONSIDERADO RIQUÍSSIMO, POIS É FORMADO POR VARIADAS CONTRIBUIÇÕES EUROPÉIAS, AFRICANAS E INDÍGENAS. ENTRE ELAS, PODEMOS CITAR A FOLIA DE REIS, O BUMBA-MEU-BOI, O BALAIO, AS CIRANDAS. OS FANDANGOS, O PAU-DE-FITA, E O PEZINHO, DANÇAS QUE FORAM TRAZIDAS PELOS PORTUGUESES; AS CONGADAS E OS MARACATUS, PELOS AFRICANOS; E OS CABOCLOS, O CABOCLINHO E O CAIPÓ, PELOS ÍNDIOS. OS CONTOS, AS LENDAS, AS HISTÓRIAS, OS PROVÉRBIOS, OS DITOS POPULARES, OS MITOS, AS CANTIGAS DE RODAS E AS SUPERSTIÇÕES SÃO TRANSMITIDOS ORALMENTE, DE PAIS PARA FILHOS, DE AVÓS PARA NETOS, DE VIZINHOS PARA VIZINHOS... COMO HISTÓRIAS DO UIRAPURU, DA VITÓRIA-RÉGIA, DA IARA, DO CURUPIRA, DO SACI-PERERÊ, DA MULA-SEM-CABEÇA, DO NEGRINHO DO PASTOREIO, ENTRE OUTRAS LENDAS.
ENFIM O PROJETO VEM PARA AUXILIAR AS CRIANÇAS A CONHECEREM ALGUNS MITOS FOLCLÓRICOS QUE TANTO ENFEITAM A CULTURA DO NOSSO POVO. DE UMA FORMA LÚDICA DESENVOLVERÁ O POTENCIAL COGNITIVO DAS CRIANÇAS, LEVANDO AO CONHECIMENTO REAL, PARA TODA A SUA VIDA.
OBJETIVOS GERAIS
· DESPERTAR E ESTIMULAR O PRAZER PELA CULTURA POPULAR, VALORIZANDO AS MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS, VALORIZANDO A DIVERSIDADE CULTURAL DAS VÁRIAS REGIÕES DO BRASIL.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· ESTIMULAR AS BRINCADEIRAS LÚDICAS COM AS CRIANÇAS;
· AMPLIAR A LINGUAGEM ORAL;
· FAVORECER A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA;
· DESENVOLVER O GOSTO PELA MÚSICA, PELA DANÇA E POR OUVIR HISTÓRIAS;
· PROMOVER O INTERESSE POR MANISFESTAÇÕES ARTÍSTICAS;
· DESNVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA E O EQUILÍBRIO;
· ESTIMULAR O RACIOCÍNIO
· DESENVOLVER O INTERESSE PELA PRONÚNCIA CORRETA E A COMPREENSÃO DAS FRASES QUE PARECEM “ENROLAR” A NOSSA LÍNGUA;
· USAR A LINGUAGEM VISUAL COMO EXPRESSÃO;
· USAR A EXPRESSÃO VERBAL, A MEMÓRIA E A CRIAÇÃO DE UM PERSONAGEM COM UMA TÉCNICA TRIDIMENSIONAL;
· TRABALHAR COM O FOLCLORE, AMPLIANDO O REPERTÓRIO SOBRE AS PARLENDAS,
· DESENVOLVER A AGILIDADE E O RACIOCÍNIO.
DESENVOLVIMENTO
LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA
· IDENTIFICAR E RECONHECER A LETRAS QUE FORMAM A PALAVRA “SACI”.
· APRECIAR LENDAS, CANTIGAS DE RODAS.
CONHECIMENTO LÓGICO MATEMÁTICO
· RELACIONAR TERMO A TERMO
ARTES VISUAIS
· REALIZAR DESENHOS, PINTURAS, COLAGEM SOBRE O TEMA.
ESTRATÉGIAS
· PESQUISAS
· BRINCADEIRAS E JOGOS
· CONVERSAS EM RODA
· MÚSICAS
· LENDAS
· PARLENDAS
· ADVINHAS
AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ EM FORMA DE OBSERVAÇÕES. NOTANDO O INTERESSE E O ENVOLVIMENTO DE CADA CRIANÇA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO.
CULMINÂNCIA
EXPOSIÇÃO DO TRABALHOS REALIZADOS PELAS CRIANÇAS NO DECORRER DA SEMANA.
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